
Maus: A História de um Sobrevivente (Maus: A Survivor’s Tale)
Roteiro e arte: Art Spiegelman
Publicação: 1986 – 1991
Por Victor Andrade
Maus: A História De Um Sobrevivente é a uma biografia em história em quadrinhos escrita pelo sueco Art Spielman sobre seu pai, Vladek Spiegelman (judeu) e conta sobre como ele sofreu e sobreviveu à perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial, e de como isto afetou a vida de sua esposa e de seu filho.
A HQ usa o antropomorfismo: onde nela os judeus são retratados como ratos, os poloneses são porcos, os alemães são gatos, os franceses são sapos e os estadunidenses são cachorros. A ideia de retratar os humanos como animais tem uma genial ironia: principalmente na qual os judeus são retratos como ratos, porque afinal de contas, ratos nada mais é para os homens uma praga que precisam ser exterminadas, o que era uma ideologia semelhante dos nazistas sobre os judeus.
A história começa nos anos 80 nos EUA, com Art indo visitar seu pai (com quem possui uma relação distante) e levando consigo um pequeno gravador para que assim seu pai possa narrar os horrores sofridos por ele e sua ex-mulher durante a Segunda Guerra Mundial.
Começando lá na Polônia dos anos 40, Vlad começa a contar todo o sofrimento e horror que passou durante esse período fugindo dos alemães. Contando a sofrida experiencia por muitos na época, a história alterna entre passado e “presente” constantemente, com Vlad contanto a sua história para seu filho e muitas vezes se questionando o porque de passar por tudo aquilo quando mais jovem!
Com personagens fortes e verdadeiros, não há um momento em que você esteja lendo a HQ que não se comova com o que ocorreu com muitas pessoas naquela época: desde fome, frio, tortura, fugas, prisões, encarceramentos, câmaras de gás e muitas outras coisas inimagináveis para qualquer um hoje em dia. Impossível alguém não chorar lendo tais páginas!
A arte do Maus também merece um destaque à parte: inteira desenhada em PB, demonstrando de forma simples e extremamente magistral e incisiva (sem grandes “destaques” entre os quadros) os retratos de cada “animal” desenhada na HQ; notando nelas a expressão de dor dos “ratos”, com a face absurdamente humana, acreditando em sua dor. Usando e abusando de hachuras, a genial arte de Spiegelman ajuda a contar a história de uma melhor maneira ainda. História e arte completam uma a outra.
Vencedora do ‘Prêmio Pulitzer’ de 1992, Maus é uma história comovente sobre o Holocausto sem apelar para sentimentalismo barato. Uma obra prima da 9ª arte, obrigatória para qualquer colecionador de quadrinhos!
Nota: 10/10
bodenasala
Latest posts by bodenasala (see all)
- The Batman | Matt Reeves volta atrás e dirigirá o filme - 23 de fevereiro de 2017
- The Irishman | Martin Scorsese, Robert De Niro, Al Pacino e NETFLIX - 22 de fevereiro de 2017
- Han Solo | Primeira imagem do elenco é divulgada - 21 de fevereiro de 2017