
Por Rafael Bernardes
Os grandes estúdios de Holywood lucram milhões, bilhões com blockbusters. As salas de cinema sempre estão cheias para ver explosões, tiros e pancadaria. É o entretenimento puro. Por outro lado, diversos filmes que não são tão valorizados pelo público e que não chegam em muitas salas de cinema estreiam e encantam a quem assiste. Esses filmes, em sua maioria possuem questionamentos, metáforas e provocam debates. Essa lista é sobre essas produções, que não tem como objetivo apenas entreter o público.
10 – Rua Cloverfield, 10
Mais uma ficção científica sobre aliens? Não. Rua Cloverfield, 10 é um suspense angustiante e um show de atuações. Todos os atores estão muito bem, e cada personagem apresenta uma complexidade que assusta. É um filme de reviravoltas e que nos faz mudar de opinião o tempo inteiro.
9 – Os Oito Odiados
O filme estreou no Brasil no início de 2016, então entra na lista. Um dos melhores filmes de Quentin Tarantino, fazendo inúmeras referências aos seus próprios filmes e contando a história de uma forma que só ele consegue. Os Oito Odiados foge da fórmula convencional, incomodando muita gente que não está acostumada. Um Faroeste cheio de críticas sociais e muito, muito sangue.
8 – Aquarius
Esse ano foi excelente para produções nacionais. Nessa lista você verá ao menos três filmes brasileiros. Aquarius foi o favorito para disputar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro por algum tempo, mas acabou não sendo selecionado. O filme conta a história de Clara, uma crítica musical aposentada. Ela vive no edifício Aquarius, visado por especuladores imobiliários para ser demolido e transformado num empreendimento maior.
7 – Boi Neon
Um filme simples, com uma fotografia linda e uma história tocante. Boi Neon mostra a vida de um homem do campo que sonha em ser estilista. As atuações são ótimas e o filme dá muita profundidade ao personagem principal. Esse filme precisa ser visto e na minha opinião, é superior a Aquarius.
6 – Sinfonia da Necrópole
O melhor filme brasileiro deste ano é desconhecido, poucas pessoas souberam de sua existência. É uma das produções mais criativas dos últimos anos, com uma fotografia impecável e atuações espetaculares. Sinfonia da Necrópole foge da fórmula padrão dos filmes nacionais, contando uma história de uma forma diferente. Sim, o melhor filme brasileiro de 2016 é um musical. Essa é a minha opinião e eu odeio musicais. Então deixa o preconceito de lado e assiste, você vai sentir vontade de falar sobre ele depois.
5 – A Juventude
Mesmo não sendo mais tão jovem, Michael Caine entrega uma atuação espetacular em um filme maravilhoso. A história mostra como é envelhecer de uma forma crua e sem floreios, parecendo cruel algumas vezes. Mas a trama não é cruel, a vida é.
4 – Anomalisa
Uma animação adulta e forte. Anomalisa entra na mente de um homem e percorre por todos os seus traumas e dificuldades de relacionamento. De cara você se identifica com o personagem principal e vai se emocionando ao decorrer da história. Mesmo parecendo ser um tema simples, a consciência humana e os problemas psicológicos apresentam uma complexidade gigantesca.
3 – Carol
Rooney mara e Cate Blanchett protagonizando uma linda história de amor e luta contra o preconceito. O filme é espetacular, mostrando o envolvimento das personagens principais e com um grande aprofundamento. Seria o melhor filme do ano, até o mês de dezembro.
2 – Elle
Elle estreou em dezembro no brasil levando o peso de favorito ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Atuações espetaculares, um roteiro impecável e uma belíssima fotografia. Elle mostra situações que fogem dos padrões, e com coragem, aborda termos delicados. O filme incomoda o espectador do início ao fim e levanta diversos questionamentos.
1 – Capitão Fantástico
O melhor filme do ano! Essa é uma opinião estritamente pessoal. Capitão Fantástico me envolveu de uma forma que quase nenhum outro filme fez. Capitão Fantástico conta a história de uma família criada no em um ambiente natural, que além de ser preparada para a sobrevivência, possui um nível intelectual muito alto. A forma com que as crianças são criadas é seguidamente questionada por parentes do pai da família, que acham não ser o certo. O filme mostra as diferenças das criações, levantando questionamentos sobre a vida consumista e padronizada que vivemos. Além disso, atuações, fotografia, roteiro, o filme não possui defeitos, é redondo.
bodenasala
Latest posts by bodenasala (see all)
- The Batman | Matt Reeves volta atrás e dirigirá o filme - 23 de fevereiro de 2017
- The Irishman | Martin Scorsese, Robert De Niro, Al Pacino e NETFLIX - 22 de fevereiro de 2017
- Han Solo | Primeira imagem do elenco é divulgada - 21 de fevereiro de 2017
Adorei o blog, meus parabens!!