
Nos últimos meses, um debate sobre a influência do agregador de notas Rotten Tomatoes na indústria cinematográfica tomou conta da internet. Alguns estúdios e diretores alegaram que o site prejudica a performance comercial dos filmes (aqueles que ganham notas baixas, no caso, não conseguem um bom desempenho). No entanto, de acordo com uma pesquisa feito pela Universidade do Sul da Califórnia, a plataforma não afeta em nada a arrecadação das produções.
O estudo, liderado pelo engenheiro e analista de dados Yves Bergquist, mostrou que não passa de um mito a ideia de que Rotten Tomatoes afeta a bilheteria dos filmes. Para chegar à essa conclusão, ele aplicou um Coeficiente de Correlação Produto-Momento entre os filmes que mais arrecadaram em 2017 e suas avaliações no site. A equação demonstrou uma correlação de apenas 12%, provando que o agregador não afeta as produções nem positivamente nem negativamente.
De acordo com Bergquist, o que existe é uma proximidade entre a avaliação do público e as críticas profissionais, revelando um indício de que os espectadores estão conseguindo identificar mais facilmente os filmes ruins.
O estudo também aponta que críticos estão mais gentis com filmes que lucraram mais de US$ 300 milhões mundialmente. A média das notas do Rotten Tomatoes subiu para 77.5 em 2017. Em 2013, era 73.
“Não tem virtualmente diferença nenhuma entre as notas de críticos e da audiência e, quanto mais bem sucedido for o filme na bilheteria, menor é essa diferença. O que quer dizer que as audiências estão se tornando experts em farejar um filme ruim e se afastar”, disse Bergquist.

Gráfico mostra a correlação entre a avaliação do público e da crítica no geral e em grandes produções.
O estudo completo pode ser lido aqui.
Latest posts by Carlos Redel (see all)
- Mulher-Maravilha 1984: os problemas, os acertos e a falta do Latino | SalaCast #05 - 17 de janeiro de 2021
- Netflix | Saiba quais filmes e séries chegam ao catálogo nesta semana (20/12 – 26/12) - 20 de dezembro de 2020
- Crítica da 2ª temporada de The Mandalorian - 20 de dezembro de 2020