Sala Crítica
Artigos Games

E3 2020 pode não acontecer, e isso não seria ruim

E3 2020 pode não acontecer, e isso não seria ruim

A E3 pode não acontecer. Ao menos é isso que indicam alguns dos rumores iniciais envolvendo uma das mais consagradas e tradicionais feiras de videogame dos Estados Unidos. O motivo, é claro, não poderia ser outro: o coronavírus.

Apesar de batermos nessa tecla já faz um certo tempo, a epidemia parece que só agora deixou de ser ‘chacota’ para se tornar algo mais perigoso. Inevitavelmente, algumas das empresas mais conceituadas do mercado têm cancelado participação nos mais diversos eventos desse primeiro semestre. Preventivas ou não, as medidas têm sido bem recebidas pelo público em geral, já que até eventos competitivos famosos também estão sendo adiados por conta da doença.

Em todo caso, mesmo que ironicamente, parece que um eventual cancelamento da E3 2020, não seria tão ruim assim para os envolvidos. Desde o ano passado, quando a Sony confirmou que não participaria da convenção, muito do ‘glamour’ do evento acabou se perdendo, ou se dissipando por meio de eventos individuais ou pontuais, promovidos pelas próprias empresas. Além disso, as médias de audiências e relevância dos acontecimentos dentro do evento já não têm a mesma repercussão (ou ao menos a esperada) desde 2013, quando o Xbox One e o PS4 foram anunciados oficialmente.

Sony, Microsoft, Nintendo e até a Google já têm eventos próprios ligados aos seus respectivos consoles — ou até para anúncio de exclusivos e afins. Não seria surpresa nenhuma se, ainda que a justificativa fosse o coronavírus, a E3 fosse cancelada nesse ano por falta de empresas relevantes participantes.

Vale lembrar que, desde 2017, o evento tem divido a atenção com a Gamescon, PAX, Tokyo Game Show e até a BGS. Todos esses encontros acontecem no segundo semestre e, obrigatoriamente, ditam o ritmo da industria gamer durante o restante do ano. Ao menos nas iniciativas citadas acima, não existem quaisquer desistências registradas até o momento.

Se 2020 já era imprevisível com tantas mudanças assim, o cancelamento da E3 pode apontar os rumos para um futuro sem o evento. Bem, pelo menos dessa forma, a memória afetiva seria mantida.


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Siga a gente no Instagram!

The following two tabs change content below.

Comments

  1. […] Comentamos sobre o coronavírus na semana passada e como ele afetaria a E3 deste ano. […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *