
Com a crise do coronavírus, a indústria cinematográfica encara uma de suas piores crises, com filmes sendo adiados e as salas de cinema fechadas — o prejuízo para Hollywood pode chegar a US$ 20 bilhões. No entanto, na China, a situação pode, aos poucos, estar voltando ao normal, com a situação da doença aparentemente contida e com o governo autorizando a reabertura parcial dos cinemas.
Sendo assim, desde quarta-feira, 25, em torno de 600 a 700 salas voltaram à ativa no território, com o desafio de engajar as audiências chinesas a retornarem sem medo aos cinemas. E, para ajudar na missão, de acordo com o The Hollywood Reporter, o departamento de cinema da China autorizou as redes a relançarem longas de grande sucesso, como os blockbusters nacionais Lobo Guerreiro 2, Terra à Deriva e Espírito de Lobo, além de produções hollywoodianas de enorme repercussão no país oriental, como Avatar, os quatro filmes da franquia Vingadores, A Origem e Interestelar.
Vale lembrar que, além dos muitos milhões que estes filmes arrecadaram em seu lançamento original na China, o país ainda é conhecido por fazer sucesso com relançamentos — a versão em 3D de Titanic, por exemplo, gerou um montante de US$ 145 milhões, em 2012.
- Coronavírus | Todos os cancelamentos e adiamentos do cinema e da TV
- Os 23 filmes do Universo Cinematográfico Marvel, do pior ao melhor
Porém, o plano de reaquecimento do mercado de exibição chinês não se limita apenas a isto. Junto do relançamento, o governo do país também estão garantindo que toda a renda obtida com a venda de ingressos das produções nacionais fique retida às redes exibidoras, sem que o governo tenha qualquer porcentagem nesta transação – o mesmo valeria paras os filmes de Hollywood, mas neste caso os 25% tradicionais dos direitos autorias ainda estariam garantidos.
Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Siga a gente no Instagram!
Latest posts by Carlos Redel (see all)
- Minari: Em Busca da Felicidade | Oscar 2021 | Crítica em áudio - 19 de abril de 2021
- Dois Estranhos | Crítica - 19 de abril de 2021
- Nomadland | Oscar 2021 | Crítica em áudio - 18 de abril de 2021
[…] Avatar e franquia Vingadores retornam aos cinemas em reabertura das salas na China […]