Sala Crítica
Destaque Especiais Filmes TV TV e streaming

Especial | 13 fotógrafos especializados em pôsteres de filmes e séries

Especial | 13 fotógrafos especializados em pôsteres de filmes e séries

Assim que é liberado o pôster de um filme ou de uma temporada nova de alguma série, todo mundo já se entusiasma pela ideia visual proposta pela arte. Entretanto, você já se perguntou quem foram os gênios responsáveis pela criação fotográfica dos cartazes de suas atrações favoritas?

Há muito mais do que apenas clicar um botão para produzir uma imagem promocional eficaz para um filme ou série e ainda ter a capacidade de transmitir a atmosfera de toda uma produção em um único pôster. No especial de hoje, a Sala Crítica apresenta 13 fotógrafos especializados em cinema e suas realizações mais significativos.

Confira:


1. Michael Muller

Praticamente pós-graduado em fotografia heróica, Michael Muller já transitou tanto pelas produções da DC como da Marvel. A maioria das imagens que cria tem grande apelo visual no que se trata de cores marcantes, uma tática que é ótima para chamar atenção do espectador para a foto, já outras, mantém uma sobriedade azulada. Em sua lista de heróis, Muller já fotografou filmes como Aquaman, Homem de Ferro, Capitã Marvel, Deadpool, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido, Homem-Aranha, Capitão América, Guardiões da Galáxia e Homem-Formiga. No entanto, há títulos diferentes que também levam seu nome assinado, como, por exemplo, Percy Jackson, Sons of Anarchy, Nip/Tuck e Spring Breakers.


2. Rico Torres

Envolvido em realidades distópicas, apocalípticas e próximas de uma pegada cyber punk, as fotos de Rico Torres fulguram em cores de tons quentes, que refletem o tom explosivo de filmes de ação e aventura. O fotógrafo trabalhou com muitas produções legais, que em suas próprias filmagens já denunciavam estilos distintos. Em meio aos filmes que clicou, encontram-se alguns longas de Robert Rodriguez como Machete Kills, Planeta Terror, Pequenos Espiões, Era Uma Vez no México e Sharkboy e Lava Girl, denotando uma preferência do diretor por sua visão. 


3. Cullin Tobin

Dono de uma estética única, Cullin Tobin consegue ter um portfólio bem resolvido quanto a seu estilo, que também é bem clean. O fotógrafo possui duas linhas claras quanto ao seu trabalho, uma delas é bem colorida, dando preferência a tons de rosa e ciano, e a outra, mais focada em longas de terror, engloba basicamente o preto e o vermelho, como de praxe. Dos títulos mais conhecidos, Tobin fotografou Extraordinário, Annabelle, Mordecai e Rambo: Até o Fim.


4. Autumn de Wilde

Autumn de Wilde é uma fotógrafa que ficou conhecida por trabalhar com muitos artistas musicais, seu envolvimento com o cinema é mais recente, porém, ela parece ter gostado tanto da área que, inclusive, assumiu a direção da nova versão de Emma lançada neste ano. O estilo visual de Wilde é bem delicado e sútil, e a maior parte dos filmes e séries com que trabalhou até então no desenvolvimento de pôsteres tem sido, de certa forma, com foco em um público-alvo feminino: Girls, 50 Tons de Cinza, Girlboss e New Girl


5. Jordon Nuttal

Já percebeu que muitos pôsteres de séries do The CW têm algo em comum? Pois então, fique sabendo que Jordon Nuttal é o responsável por essa façanha, afinal, o fotógrafo tem a conta de quase todas as atrações do canal na mão, e é o contratado oficial para registrar tanto super-heróis quanto vampiros. Ele está por trás das fotos de Batwoman, Riverdale, Supernatural, Legends of Tomorrow, Vampire Diaries, The Originals, entre outros seriados.


6. Frank Ockenfels

Na contramão do seu colega de cima, Frank Ockenfels não se polariza em um único canal, muito pelo contrário, ele tem um vasto portfólio fotográfico, que engloba várias produtoras, sejam elas de filmes ou séries. Chega a ser difícil escolher as imagens para espelhar o seu trabalho, pois seu catálogo é imenso e extremamente diverso. Ockenfels certamente já passou por todos os gêneros possíveis do cinema e da televisão! Entre alguns dos títulos mais famosos de sua lista estão Blade Runner, Tomb Raider: A Origem, Fragmentado, Harry Potter e o Cálice de Fogo e todas temporadas de American Horror Story.


7. Mark Seliger

Mark Seliger é um fotógrafo americano que ficou muito conhecido por seu trabalho com retratos de celebridades. Atualmente, ele tem clicado também as fotos oficiais após a cerimônia do Oscar, em que os atores e diretores posam em um ambiente específico para o shooting. Com essa ligação forte com o cinema, Seliger acabou cedendo seus dotes fotográficos para alguns pôsteres de divulgação de filmes e séries, como Bohemian Rhapsody, Animais Fantásticos, Homeland, Os Borgias, Luke Cage, Smash e Maniac.


8. Josh Separzadeh

Indo por algumas vertentes diferentes, o fotógrafo Josh Separzadeh não se envolve apenas com filmes e seriados mais conhecidos, trabalha também fazendo cartazes de divulgação para web séries do Youtube e documentários. Mas o que mais chama atenção no seu estilo é que ele busca muitas vezes trabalhar com algo relacionado ao gênero de terror ou bizarro, várias de suas criações se caracterizam por abusar da cor preta. Entre suas produções fotográficas, estão Cobra Kai (Youtube), Game of Thrones, Um Dia de Crime, True Blood Piranha 3D.


9. Nels Israelson

Aparentemente, um amante da fantasia, Nels Israelson parece se fazer presente sempre que pode em produções cinematográficas do gênero. Seu estilo é fácil de perceber, pois boa parte de suas fotos parecem conversar entre si, mesmo quando pertencentes a filmes que não condizem em nada um com o outro. Apesar de, às vezes, casarem em paletas de cores, é notável que, para cada um dos filmes, Israelson cria uma identidade visual própria. Em seu portfólio, há nomes bem conhecidos como O Hobbit, Homem-Aranha, X-Men, Game of Thrones, Planeta dos Macacos, Cinderela, Sherlock Holmes, Piratas do Caribe, Quarteto Fantástico, O Justiceiro, Lanterna Verde e Demolidor.


10. Sam Jones

Sam Jones é um fotógrafo de Los Angeles, cujas fotos já estamparam diversas revistas internacionais com retratos de famosos. No âmbito do cinema, Jones costuma se envolver com muitas comédias, o que faz com que o visual de seus pôsteres ressaltem algumas características em comum, como cores divertidas ou focos em expressões faciais do elenco, entre os filmes de riso se destacam Se Beber, Não Case (todas as sequências), American Pie: O Reencontro e Muppets. Já em um cenário mais sério, ele trabalhou com As Vantagens de Ser Invisível, Star Trek, O Livro de Eli e Gravidade.


11. Brian Bowen Smith

No portfólio de Brian Bowen Smith, há uma série de pôsteres divertidos e de filmes de aventura. Mas o moço não trabalha apenas para o cinema, há séries em seu catálogo fotográfico e, até mesmo, reality shows para a televisão. Por algum motivo curioso, muitos dos filmes de Dwayne Johnson, o The Rock, têm seus cartazes de divulgação clicados por Smith, como Jumanji, Baywatch, Um Espião e Meio e Viagem 2: A Ilha Misteriosa


12. Peter Tangen

As fotos de Peter Tangen para produções cinematográficas têm um tom bastante sombrio, que casa com todos os personagens que ele retratou até então, mas até mesmo alguns filmes que são mais próximos do gênero comédia, funcionam bem com a sobriedade que ele impõe na maior parte de seu trabalho. Entre os longas mais conhecidos que Tangen clicou, estão: Vingadores, Batman Begins, High School Musical, Efeito Borboleta, A Hora do Pesadelo, Thor, Sexta-Feira 13, Hellboy, Homem-Aranha e A Mentira.


13. Andrew Eccles

O fotógrafo inglês Andrew Eccles trabalha principalmente com pôsteres promocionais de seriados, nos quais muitas ideias se repetem. O mesmo se pode dizer de alguns cartazes de filmes, que levam aquele clássico fundo branco infinito. Em geral, suas fotos tem uma estética e tratamento super limpos, que dão aquele visual plastificado à pele das pessoas. Há muitas comédias no seu portfólio, como The Good Place, High School Musical 3, Will e Grace e A Proposta, mas também tem outros gêneros, como os recentes The Mandalorian e Malévola 2.


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Siga a gente no Instagram!

The following two tabs change content below.
Designer de moda e redatora gaúcha, vivendo em São Paulo. Interessada por arte e cultura pop em suas mais diversas áreas. Por ser uma romancista entusiasta, curte assistir adaptações literárias para o cinema, e pela ligação acadêmica com figurino, longas de época ocupam o topo da sua lista de filmes favoritos. Além disso, possui o super poder de guardar com facilidade nomes de artistas e apontar suas participações em produções.

Latest posts by Luna Rocha (see all)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *