Sala Crítica
Destaque Filmes Notícias

Estudo mostra quais são os filmes mais assustadores já feitos

Estudo mostra quais são os filmes mais assustadores já feitos

Filmes de terror vem sendo produzidos desde o cinema mudo. Mas se um filme é de terror, não significa que ele seja necessariamente assustador. Com o Halloween chegando, esse gênero está em alta, pois é o feriado perfeito para entrar no clima do Dia das Bruxas. Recentemente, chegaram à conclusão de que existe um filme que é mais assustador que o restante, e talvez ele seja a opção perfeita para você assistir no Halloween.

A broadbandchoices, uma plataforma britânica que compara negócios de banda larga, realizou um estudo chamado “Projeto Ciência do Medo”, que rastreou os batimentos cardíacos de 50 pessoas de várias faixas etárias que passaram por uma maratona de 100 horas de filmes de terror (via Forbes). Após o rastreamento, a broadbandchoices reduziu a lista do que acredita-se serem, cientificamente, os 35 filmes mais assustadores já realizados.

O estudo foi limitado aos 50 filmes melhores ranqueados em sites como IMDb, Rotten Tomatoes e Reddit, mas ainda assim o projeto obteve alguns resultados interessantes sobre o quanto as pessoas se assustam com um filme. Para o estudo, cada membro da audiência de teste foi equipado com um monitor de frequência cardíaca para descobrir quanto, em média, os batimentos aumentaram durante o filme. De acordo com esse método, A Entidade, filme de 2012 estrelado por Ethan Hawke e dirigido por Scott Derrickson, foi o longa que mais assustou as pessoas.

A frequência cardíaca média dos participantes foi de 65 BPM (batimentos por minuto). Mas durante A Entidade, essa frequência cardíaca subiu para uma média de 86 BPM, um aumento de 32%. Esse foi o filme com o maior aumento de BPM entre os participantes do estudo.

No entanto, o maior jump scare (aquelas cenas feitas para assustar) veio de Sobrenatural, longa de 2010 estrelado por Patrick Wilson e dirigido por James Wan. Em certo momento do filme, os batimentos cardíacos chegaram a 133 BPM, mas a média geral também ficou em 86 BPM, ficando com o segundo lugar entre os filmes mais assustadores.

O estudo também chegou a algumas interessantes conclusões. Uma delas é que James Wan foi considerado o “rei do horror”, já que no top 10 há três filmes do cineasta: o já citado Sobrenatural, Invocação do Mal e sua continuação, Invocação do Mal 2. Também concluíram que filmes de terror modernos tiveram um desempenho melhor em relação a clássicos como O Massacre da Serra Elétrica e O Exorcista; o fato de serem longas “melhores” não os torna mais assustadores. Audition, terror japonês do diretor Takashi Miike foi considerado o filme em língua estrangeira mais assustador do estudo.

Confira a imagem do estudo abaixo:


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Siga a gente no Instagram!

The following two tabs change content below.

João Vitor Hudson

João Vitor Hudson é um publicitário aos 22 anos. Ama cinema desde quando desejava as férias escolares só pra assistir todos os filmes do Cinema em Casa e da Sessão da Tarde. Ama o MCU, e confia bastante no futuro da DC nos cinemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *