Sala Crítica
Destaque Especiais Filmes Livros

Inspiração ou cópia? Confira oito semelhanças entre Duna e Star Wars

Inspiração ou cópia? Confira oito semelhanças entre Duna e Star Wars

O trailer de Duna, um dos mais aguardados filmes de 2020 (agora 2021), deixou a internet em polvorosa. Finalmente, o épico escrito por Frank Herbert em 1965 vai ganhar uma adaptação à altura de sua grandeza, depois de ver uma controversa versão dirigida (e odiada) por David Lynch e de ver o ambicioso projeto de Andrei Jodorowsky não sair do papel. Com direção do renomado Dennis Villeneuve (A Chegada, Blade Runner 2049) e um elenco pra lá de estrelado, Duna está programado para chegar ao cinemas em 1º de outubro de 2021.

Com o clássico da ficção científica de volta aos holofotes, o Sala Crítica resolveu trazer uma antiga polêmica de volta à tona: George Lucas plagiou Duna em Star Wars? Afinal, as semelhanças são muitas e muito difíceis de serem negadas. Não apenas por ser ambientado em uma galáxia distante e tratar de impérios intergalácticos (temáticas comuns no subgênero “space opera“), mas por muito mais coisas – desde a própria estrutura da história até personagens estranhamente semelhantes.

Vale lembrar que essa “polêmica” não é simplesmente uma tentativa desesperada deste humilde portal de conseguir cliques: tudo começou no longínquo 1977, ano de lançamento do primeiro Star Wars, quando o próprio Frank Herbert acusou George Lucas de utilizar muitos elementos de sua obra sem consentimento. Em uma entrevista  a um jornal de Oregon, Herbert se mostrou realmente incomodado com a “inspiração” não admitida do então jovem cineasta, falando inclusive que, caso alguém plagiasse alguma de suas ideias, ele não teria argumento algum para processá-los:

Veja bem, se George Lucas realmente pegou coisas de Duna e eu não o contestei por isso, se outra pessoa fizer o mesmo, ela terá a defesa perfeita: “Bem, você não incomodou George Lucas”.

Você pode ler a entrevista aqui.

O assunto gera discussões na comunidade de leitores de ficção científica até hoje. Jean Gabriel Álamo, autor de livros como Poder Absoluto e A Cidade sob as Estrelas e organizador da revista Literatura Fantástica, argumenta que Star Wars se inspirou “excessivamente” não somente em Duna, mas em outras obras. “Isso é algo que gera debates sempre. Não só em relação a Duna, mas a outras obras, o que inclui Valerian, HQ francesa anterior aos filmes de George Lucas, que inclusive costumava levar gibis para o set de filmagens”, conta.

Mas, ainda segundo ele, é difícil definir a relação de Star Wars com Duna como plágio. “Tanto Duna quanto outras obras beberam de fontes em comum, o que torna difícil bater o martelo numa acusação de plágio, que é algo sério e criminoso. Eu arriscaria dizer que George Lucas é alguém que não sabe dosar as influências que recebe, criando uma miscelânea de elementos, mas sem dar suficiente identidade autoral a essa carga de influência”, argumenta.

Mas, afinal de contas, quais as semelhanças reais entre Duna e Star Wars? Listamos abaixo algumas delas, trazidas pelos sites Nerdist e Aparato do Entretenimento:


Tattoine / Arrakis

 Confira oito semelhanças entre Duna e Star Wars

Tattoine e Arrakis são planetas remotos e arenosos com uma população humilde, que possuem papéis centrais na trama de ambas as histórias. Tatooine é o planeta onde o jovem sonhador Luke Skywalker vive, e também de onde ele parte para uma aventura intergaláctica, para destruir um império intergaláctico opressivo. Já Arrakis é o planeta que o jovem Paul Atreides (Timothée Chalamet) está destinado a viver uma grande aventura, tornando-se o salvador do povo Fremen e chefe de estado de Duna.


Paul Atreides / Luke Skywalker

 Confira oito semelhanças entre Duna e Star Wars

Os protagonistas de Duna e Star Wars possuem pontos em comum bem importantes. Ambos são jovens que nasceram profetizados a ter um grande destino: Luke Skywalker é o responsável por derrotar os Sith e trazer o equilíbrio à Força, e Paul Atreides é o salvador da tribo nômade dos Fremen, que habita Arrakis. Além disso, ambos fazem parte de uma família importante no jogo político intergaláctico: Luke é filho do braço direito do Imperador Palpatine, Darth Vader, e da rainha de Naboo, Padmé Amidala. Já Paul é integrante da Casa Atreides, família responsável por governar vários planetas da galáxia de Duna, através de seu pai, o Duque Leto Atreides.


Os Jedi / As Bene gesserit

 Confira oito semelhanças entre Duna e Star Wars

Lady Jessica (Rebecca Ferguson), membra da ordem Bene Gesserit e mãe de Paul Atreides.

Em Star Wars, um dos principais elementos é a Força, uma espécie de entidade metafísica dominada pelos Jedi, organização de guerreiros sagrados que possuem posição privilegiada na República intergaláctica antes do golpe militar orquestrado por Palpatine. Já em Duna, temos as Bene Gesserit, organização matriarcal que possui poderes metafísicos (embora Frank Herbert inclua explicações pseudo científicas para “embasar” essas habilidades) e importante papel no “Imperium“, organização intergaláctica que rege o universo da série literária. Além disso, ambos possuem o poder de “controlar” a mente de outras pessoas, habilidade conhecida no mundo de Duna como “A Voz“. 


O Império / O Imperium

 Confira oito semelhanças entre Duna e Star Wars

Em Star Wars, temos o Império de Palpatine como a principal força política, governando a galáxia com mão de ferro. Em Duna, temos o Imperium do imperador Shaddam IV, que, embora não tenha o perfil “tirano” e opressor de Palpatine, é um dos grandes antagonistas do livro, já que trama contra o Duque Leto Atreides ao lado dos Harkonnen para derrubá-lo do comando de Arrakis.


O verme de arrakis / O verme de O retorno de jedi

 Confira oito semelhanças entre Duna e Star Wars

Um dos elementos mais marcantes de Duna são os “Vermes de Areia“, criaturas horrendas que habitam o deserto de Arrakis, e que tornam a atividade de coleta da “Especiaria” (principal substância desse universo) em uma atividade com risco mortal. Em O Retorno de Jedi, logo no início do filme, temos o famoso resgate de Han Solo, em que um animal semelhante a esse causa muitos problemas.


Jabba / Barão Harkonnen e Imperador-Deus de Duna

 Confira oito semelhanças entre Duna e Star Wars

Um dos principais vilões de Star Wars, Jabba the hutt, é um ser grotesco e sem caráter, que mal consegue se movimentar devido a seu tamanho imenso. Muito semelhante é a situação do Barão Harkonnen (Stellan Skarsgård), grande antagonista de Duna, que é tão gordo que precisa de equipamentos par mantê-lo em pé – além de ter em comum a ausência total de escrúpulos. Além disso, os livros seguintes de Duna incluíram o “Imperador-Deus” de Duna, onde o filho de Paul Atreides, Leto II, se utilizou de quantidades abusivas da especiaria a ponto de se tornar um híbrido de verme de areia e humano – é preciso bem pouca imaginação para relacioná-lo com Jabba.


Princesa Alia / Princesa Leia

Todos conhecem a irmã badass de Luke Skywalker, Leia Organa, uma das personagens mais queridas de Star Wars. É no mínimo estranho que Duna traga uma irmã do personagem principal, que também é princesa, e que também mantém uma conexão psíquica com seu irmão. Além da semelhança do nome, claro…


Filho do vilão / Neto do vilão

Um dos maiores plot twists da história do cinema é a revelação de que Darth Vader, o grande vilão de Star Wars, é na verdade o pai do inocente protagonista Luke Skywalker. Sem sombra de dúvida, o momento mais marcante de toda a franquia até hoje. Em Duna, em determinado momento do primeiro livro, descobrimos que Paul é na verdade neto do barão Vladimir Harkonenn, o asqueroso vilão que planeja derrubar os Atreides de Arrakis e que foi o responsável pela morte de seu pai, duque Leto Atreides. Qualquer semelhança… é mera coincidência?


Paramos em oito semelhanças entre essas duas sagas, mas existem bem mais:

  • Em Star Wars, o tio de Luke sobrevive de retirar umidade do ar para suportar o clima árido de Tatooine. Em Duna, uma classe de trabalhadores chamados “Coletores” têm exatamente a mesma função.
  • Em Star Wars, temos os “Sandcrawlers” (nome original), veículos utilizados para se locomover em meio a deserto de Tatooine. Em Duna, existem veículos que fazem o mesmo… chamados “Sandcrawlers”.
  • O principal elemento de Duna é a “especiaria”, substância que determina toda a dinâmica econômica da Galáxia por suas propriedades de “expandir a mente”. Em Star Wars, nas minas de Kessel, é coletada uma perigosa droga chamada… Especiaria.
  • Nos rascunhos originais de Star Wars, os Jedi possuíam o nome de Jedi-Bindu. No universo de Duna, existe um método de treinamento chamado Prana-Bindu. Ao menos, Herbert não foi o criador da palavra, já que ela foi “importada” do Sânscrito, língua ancestral do Nepal e da Índia.

E então, leitor, o que você acha: Star Wars copiou Duna ou apenas se inspirou livremente no épico espacial de Frak Herbert? Independente disso, Duna está previsto para estrear nos cinemas em 1º de outubro de 2021. Estamos ansiosos para ver o blockbuster de Dennis Villeneuve, e confiantes de que esteja à altura do clássico da ficção científica.


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Siga a gente no Instagram!

The following two tabs change content below.
Jornalista em formação, ex-membro do finado e saudoso Terra Zero e leitor de histórias em quadrinhos. Fã de ficção científica e terror, divide seu tempo livre entre o cuidado com suas dezenas de gatos e a paixão pela cultura pop. Sonha com o dia em que perceberão que arte é sim, uma forma de discutir política.

Comments

  1. Filipe Martins da Silva - 20 de outubro de 2020 at 15:31 - Responder

    Obs.: É justo lembrar que o livro “O Imperador-Deus de Duna” foi publicado em 1981, um ano depois de O Império Contra-Ataca, que inclui a primeira participação de Jabba em Star Wars.

    Jabba aparece em Retorno de Jedi de 1983, não em Império Contra Ataca.

  2. Ora, como revelado no documentario “Duna de Jadorowski”, o diretor Aleandro Jodorowski estava rondando os estúdios de Hollywood com um storyboard completo (desenhado por Moebius) apresentando sua versão do filme desde 1974 – e várias cenas desses storyboards foram copiadas na própria Star Wars. É certo que Lucas ou algum dos seus colaboradores viu esse projeto.

  3. Eu considero inspiração , e não cópia.
    Até porque algumas das semelhanças com certeza não foram intencionais. Por exemplo, a Leia não era pra se irmã do Luke nos roteiros preliminares.
    Muitas das semelhanças se explica pelo fato de ambas as tramas trabalharem com elementos de base comuns, como por exemplo, o nazismo como inspiração para ambos os Impérios.
    George Lucas se inspirou em diversas obras. Duna foi apenas mais uma delas.

  4. […] Confira as semelhanças entre Star Wars e Duna, por Pedro Kobielski […]

  5. No Volume 1 do encadernado nacional de Valerian, são mencionadas diversas semelhanças visuais entre Valerian e Star Wars. O biquini que Lea usa no Retorno de Jedi é idêntico ao que Laureline usa numa das aventuras em que ela realiza uma missão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *