
Capítulo: 12 – O Cerco
Temporada: 2ª
Ano: 2020
Criação: Jon Favreau
Elenco: Pedro Pascal, Carl Weathers, Gina Carano, Giancarlo Esposito, Paul Sun-Hyung Lee, Horatio Sanz,
Din Djarin, o Mando, precisa levar a Criança, também conhecida como Baby Yoda, até os Jedi. Para isso, ele precisa de mais informações. Então, vai para um planeta conseguir, mas, para isso, tem que ajudar alguém a fazer uma missão. Foi assim por boa parte dos episódios da primeira temporada. E está sendo assim no segundo ano.
É claro que, no meio deste roteiro extremamente repetitivo, acontecem situações interessantes, mas a fórmula cansou. No Capitulo 12, a trama é exatamente a mesma, mas, pelo menos, surgem atrativos. De volta a Nevarro, os protagonistas reencontram velhos amigos: Cara Dune (Gina Carano) e Greef Karga (Carl Weathers, que também dirige o episódio). Mas, é claro, Mando precisará ajudá-los em uma missão para proteger a sociedade.
Desta vez, o protagonista (Pedro Pascal, que nem coloca os pés no set) e seus aliados precisam derrotar uma antiga base do Império que está em uma região afastada do planeta. E lá vão eles. As cenas de ação são bem realizadas, como sempre, com várias sequências empolgantes, mas o que chama realmente a atenção na missão são os easter eggs que conectam a série do Disney+ à franquia original.
Mas, é claro, mais uma vez, o Baby Yoda rouba todas as cenas em que aparece. A fofura do personagem está sendo cada vez explorada e, quando a Criança está em ação, se esquece de todos os deslizes e facilitações de roteiro. A sequência da criaturinha na escola é uma das melhores da série e é impossível não se derreter com as travessuras dela.
E, por falar em deslizes na trama, é impressionante como o roteiro aumenta e diminui os poderes e habilidades dos personagens para que a história possa andar. Conveniente, em um episódio, Mando consegue derrotar 10 inimigos sozinho. No outro, ele não dá conta de quatro e precisa de ajuda – que chega, diversas vezes, no formato de Deus ex machina.
Felizmente, no final do Capítulo 12, a história parece dar sinais de que quer avançar. E é a hora. Por mais que a série traga sempre lindas referências ao cinemão western e com uma dupla de personagens que é cativante, essa gameficação de The Mandalorian, em que cada fase tem um desafio para ser superado para ir para outra, já foi explorada ao máximo. E a criatividade de Jon Favreau é maior do que só isso.
Nota:
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