Sala Crítica
Destaque Especiais TV e streaming

The Crown | Elenco, período e tudo o que sabemos sobre a 5ª temporada

The Crown | Elenco, período e tudo o que sabemos sobre a 5ª temporada

A 4ª temporada de The Crown foi lançada há apenas alguns dias, mas muita gente já quer saber o que vai acontecer na 5ª temporada. O elenco será completamente trocado, como acontece a cada duas temporadas da série, e a época que o quinto ano irá abordar ainda não está totalmente definido, mas separamos nesta matéria tudo o que já sabemos sobre essa que será a penúltima leva de episódios da série.

A 5ª temporada não será mais a última

Em janeiro deste ano, saíram diversas notícias que afirmavam que a série seria finalizada na 5ª temporada. Em um comunicado oficial, Peter Morgan, showrunner de The Crown, declarou que realmente imaginava a série com seis temporadas, mas que ficou claro para ele que, enquanto escrevia os roteiros da quinta, ela seria o melhor momento para terminar o programa. Morgan ainda disse que a Netflix e a Sony, que produzem a série, haviam apoiado sua decisão.

No entanto, em julho veio uma nova notícia: o seriado vai terminar na 6ª temporada. Peter Morgan disse que, para fazer justiça à riqueza e à complexidade da história, deveria voltar ao plano original de seis temporadas. Porém, veio um balde de água fria em quem esperava que a série abordasse os anos 2010 da realeza britânica. “Para ser claro, a S6 não nos trará para mais perto dos dias atuais – ela simplesmente nos permitirá cobrir o mesmo período com mais detalhes”, disse Morgan à época do anúncio.

Isso significa que The Crown não irá abordar importantes e polêmicos eventos da última década, como a renúncia de Príncipe Harry e Meghan Markle de seus papéis reais (o casal até tem um emprego garantido na Disney), ou o escândalo da relação de amizade entre Príncipe Andrew e o bilionário acusado de pedofilia Jeffrey Epstein, morto em 2019, fato que obrigou o Duque de York a abandonar seus deveres reais.

Imelda Staunton será a nova Rainha Elizabeth II

Foi confirmado em janeiro que a atriz indicada ao Oscar por O Segredo de Vera Drake e conhecida pelo grande público por ser a vilã Dolores Umbridge na franquia Harry Potter vai ser a próxima intérprete da Rainha Elizabeth II. Como serão mais duas temporadas, Staunton terá o mesmo tempo que as outras atrizes que fizeram o papel, Claire Foy e Olivia Colman.

Staunton já disse ser fã de The Crown e declarou se sentir muito honrada pelo fato de poder se juntar à série. 

Jonathan Pryce será o Príncipe Philip

Em agosto, o site Deadline confirmou que Pryce vai dar vida ao marido da rainha – o que não o torna necessariamente um rei – nas duas temporadas finais. Jonathan Pryce foi indicado ao Oscar este ano por um filme também da Netflix, Dois Papas, onde interpretou outra figura pública famosa, o Papa Francisco. Em The Crown ele irá assumir o papel que foi de Matt Smith e Tobias Menzies.

Lesley Manville vai interpretar a Princesa Margaret

Mais uma indicada ao Oscar para o elenco de The Crown! Lesley Manville, que brilhou em Trama Fantasma, vai dar vida à irmã mais nova da rainha, Princesa Margaret. Um fato curioso é que tanto Manville quanto Imelda Staunton já trabalharam juntas anteriormente em Malévola, em que ambas as atrizes foram as fadas duendes que cuidaram de Aurora. Agora elas serão as irmãs da realeza britânica. Manville assume o papel que foi de Vanessa Kirby e Helena Bonham Carter.

Elizabeth Debicki será a Princesa Diana

Após a interpretação de apenas uma temporada de Emma Corrin como Lady Di, quem assume o papel é Elizabeth Debicki, conhecida por vários filmes como Guardiões da Galáxia Vol. 2 e Tenet. A atriz francesa-australiana vai interpretar a Princesa Diana no período entre 1990 e 1997, ano em que foi morta em um acidente de trânsito em Paris. As expectativas estão altíssimas!

Emma Corrin vai voltar como Princesa Diana

A série vai estar em outro período, e já temos outra atriz contratada para ser Diana Spencer em The Crown, mas Emma Corrin foi confirmada no elenco da 5ª temporada! Mas calma, serão apenas algumas cenas de flashbacks dos anos anteriores, ou seja, os que foram abordados durante a 4ª temporada. Flashbacks não são exatamente uma novidade, já que a própria Claire Foy voltou para o ano mais recente em apenas uma cena, de quando a então Princesa Elizabeth tinha apenas 21 anos.

O motivo para ter Emma Corrin de volta é o fato de a atriz ter se tornado bastante popular e por ter caído nas graças dos críticos. Corrin é, de fato, excepcional como Princesa Diana, e tem alguns até falando em indicações ao Emmy. Imagina a Emma ganhando um Emmy? 

Dominic West negocia para ser o Príncipe Charles

O ator que protagonizou The Wire no meio dos anos 2000 ainda não está confirmado como o marido de Lady Di, mas as conversas estão avançadas e tudo indica que o veremos na pele de Príncipe Charles. O personagem foi interpretado nas temporadas 3 e 4 por Josh O’Connor.

A linha do tempo da 5ª temporada ainda não está confirmada

Ainda não existe uma palavra oficial sobre qual o período que a próxima leva de episódios irá cobrir. A 4ª temporada terminou em 1990, ano em que Margaret Thatcher (brilhantemente interpretada por Gillian Anderson) foi expulsa de seu cargo de Primeira-Ministra do Reino Unido após 11 anos no poder, então espera-se que a quinta comece a partir de 1991, já que a última cena foi durante o Natal (foto acima).

O que se sabe é que The Crown irá terminar no início dos anos 2000, e provavelmente a 5ª temporada irá se aprofundar nos anos 1990. Alguns eventos importantes devem ser retratados, como o divórcio de Charles e Diana e a morte da princesa, que faria sentido se ocorresse no season finale.

Possíveis acontecimentos da 5ª temporada

A própria Rainha Elizabeth II descreveu 1992 como um dos piores anos de sua vida. Foi nele que alguns dos acontecimentos mais famosos da família real britânica aconteceu. Naquele ano, Princesa Anne se divorciou do Capitão Mark Phillips; o Príncipe Andrew e sua esposa Sarah Ferguson também estavam se separando, além de algumas fotos vazadas de Ferguson com o empresário norte-americano John Bryan; e claro, um desastroso incêndio no Castelo de Windsor.

A separação de Charles e Diana também ocorreu naquele ano, mas o processo de divórcio se estendeu até 1996. Diana também autorizou a publicação de uma biografia escrita pelo jornalista Andrew Morton, que recebeu diversas fitas com declarações da Princesa de Gales.

O principal acontecimento, como já citado anteriormente, deve ser a morte de Diana, em 31 de agosto de 1997, um ano após a conclusão de seu divórcio. No acidente, também morreram o produtor egípcio de cinema Dodi al-Fayed e o motorista Henri Paul, que tinha um alto nível de álcool no sangue.

Outros fatos que devem ser representados é a eleição de Tony Blair em 1997 para o cargo de Primeiro-Ministro e as bodas de ouro de Elizabeth e Phillip. Alguns acontecimentos como o relacionamento entre Príncipe William e Kate Middleton e as mortes da Princesa Margaret e da Rainha-Mãe Elizabeth devem ser abordados na 6ª temporada.

Quando poderemos assistir o quinto ano da série?

Como as gravações só começam em junho de 2021, é pouco provável que a 5ª temporada de The Crown seja lançada no mesmo ano. A data de lançamento mais possível deve ser 2022, provavelmente no último trimestre, para que The Crown continue sendo um grande “evento” de fim de ano da Netflix. Um trailer também deve ser lançado somente em 2022.

Enquanto a 5ª temporada não chega, só nos resta acompanhar as notícias sobre essa que é uma das séries de maior sucesso da Netflix. Ou então rever toda a série, afinal, ainda falta um bom tempo para os novos episódios.

Quer saber o que achamos da 4ª temporada? Leia aqui a nossa crítica.


Quer ficar por dentro de todas as novidades sobre filmes e séries? Siga a gente no Instagram!

The following two tabs change content below.

João Vitor Hudson

João Vitor Hudson é um publicitário aos 22 anos. Ama cinema desde quando desejava as férias escolares só pra assistir todos os filmes do Cinema em Casa e da Sessão da Tarde. Ama o MCU, e confia bastante no futuro da DC nos cinemas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *